terça-feira, 28 de agosto de 2012



Bandas de Rock Anos 80






249660 banda 1 300x265 Bandas de Rock Anos 80
O Rock in Roll é o estilo de música originado nos Estados Unidos, entre as décadas de 40 e 50 é até hoje um das principais modalidades de música mundialmente falando. As influências do Rock são diversas, passando por música country, blues, jazz, folk, e entre outros ritmos que contribuíram para o Rock in Roll ser como é hoje. O peso da guitarra elétrica é o que da vida ao Rock, e com o passar do tempo foram acrescidos outros instrumentos, como o contra-baixo, e a bateria.
O Rock in Roll faz parte da história, como motivador de revoluções e movimentos, cada geração tem a sua trilha sonora, que funciona muito mais como um porta-voz de uma minoria, ou dos jovens, do que como apenas uma banda popular. O Rock fez e faz história, e uma das décadas mais produtivas para o Rock, e que muitas pessoas consideram a última grande geração desse gênero, é a década de 80.
Nos anos 80, alguns fatos marcaram a história da música, como a morte de John Lennon, ex líder da maior banda de todos os tempos Beatles, o desenvolvimento de outra mídia capaz de reproduzir música, como o CD, o que fez as músicas chegarem ao público com a mesma qualidade  em que eram gravadas. O fenômeno da música Pop Michael Jackson lançou o álbum mais vendido da história, o Thriller, e entre outros acontecimentos marcantes ocorridos nos anos 80.
Para os apaixonados por Rock in Roll, e fãs de história, sabem que os anos 80 foram produtivos e brilhantes para a música, inclusive tornando a década seguinte um reflexo e até mesmo uma vertente do que foram os anos 80. Muitas foram às bandas de rock que marcaram os anos 80, causando assim divisões diferentes do rock, ou seja, não foi apenas uma subdivisão do rock que predominou nesta década.
249660 banda 3 300x225 Bandas de Rock Anos 80
Um dos estilos mais populares desta década foi o heavy metal, que acabou gerando outras derivações mais pesadas, como o thrash metal, speed metal e o black metal. Algumas das bandas deste gênero do rock que fez sucesso nesta década foram às bandas Iron Maiden e Judas Priest na versão original do heavy metal, já as bandas Metallica, Slayer, Megadeth e Anthrax, se destacaram no thrash metal. Com influências do clássico hard rock, com carreira longa e bem sucedida, merecem destaque as bandas como: Bon Jovi, Van Halen, AC/DC, Guns N’ Roses, Def Leppard, Whitesnake e Scorpions todas trilhando uma carreira de sucesso ao decorrer dos anos 80.
Estas estão entre as melhores bandas de rock da década de 80, juntamente com: A-ha, U2, The Smiths, Duran Duran, Mötley Crüe, Skid Row, W.A.S.P., Ratt, Poison e entre outras bandas que até hoje influenciam de alguma maneira as novas gerações.
Para as bandas brasileiras, a década de 80 foi extremamente rica em termos de grandes bandas surgindo, e mesmo as que não se originaram precisamente em 80, foi nesta geração que foram consolidadas. São bandas como: RPM, Ultraje a Rigor, Titãs, Legião Urbana, 14 bis, Barão Vermelho, Kid Abelha, Ira e entre outras que marcaram eternamente uma geração, e são ouvidas pelas novas gerações.
É fato que as bandas de rock anos 80 deram um novo rumo para o Rock in Roll, e estão eternizadas na história da música, e na vida de quem viveu intensamente os anos 80, e para as futuras gerações que se deixaram e ainda se deixam influenciar por clássicos desta década invejável para história do Rock.



249660 banda 2 300x197 Bandas de Rock Anos 80


Bandas de Rock dos anos 80

  • A extravagância em nome do rock'n roll

A maioria das pessoas tem um sonho de estar em um rock band. Mas, como seria estar em uma banda de rock dos anos 80?  Muito legal, né? 

Considerando que você seria aplaudido quando saisse de um palco mesmo estando com com um visual extravagante e ainda ser considerada um ícone, deve ser maneiro. 

Dê uma olhada nessas fotos de bandas da década de 80... e ainda falam do RESTART hoje em dia. Falo do visual e não da música, porque a música da década de 80 é infinitamente melhor do que esse roquezinho que fazem hoje em dia. Curti muito algumas dessas bandas, mas sempre achei o visual muito bizarro.

Você usaria roupas assim se fosse roqueiro?
























ROUPAS DOS ANOS 80
Roupas femininas anos
O visual ainda contava com alguns vestígios dos anos 70 com roupas estilo hippie.
A década de 80 trouxe grandes mudanças para o mundo da moda. As tendências foram influenciadas pelas bandas de rock, as quais fizeram um enorme sucesso durante esta época e as roupas coloridas e cheias de detalhes começaram a fazer parte tanto do figurino masculino como do feminino.
O visual ainda contava com alguns vestígios dos anos 70 com roupas estilo hippie e Madonna era a grande musa inspiradora das mulheres, a Estrela da Música Pop tinha um look irreverente tanto é que ele passou a ser copiado no mundo inteiro onde as suas peças eram cheias de brilho e detalhes que davam um destaque ainda maior ao seu estilo.
Cantora Madonna
Agora, aquelas que desejassem investir em um traje mais formal, deveriam olhar para a princesa Daiana a esposa do Príncipe Charlie que usava peças clássicas as quais ganhavam cada vez mais espaço em eventos importantes como casamentos, formaturas, entre outros.
Princesa Daiana
Nesta época, várias roupas conquistaram guarda-roupa feminino, dentre elas: saias balonês, jaquetas jeans e de couro, vestidos acenturados e muitos outros modelos de roupas que fizeram um grande sucesso nesta época e que nos dias de hoje alguns modelos estão voltando a serem usados.
No lado dos homens, Michael Jackson foi sem dúvida nenhuma, um dos nomes que mais influenciou as grifes internacionais onde vestia vários looks nos quais foram criados inspirados no Rei do Pop que em cada clipe surpreendia o público com um novo visual.
No entanto, para que você conheça mais a fundo sobre as roupas dos anos 80 logo abaixo seguem alguns dos modelos das roupas que eram usados na década e que estão sendo usadas atualmente no qual podem ser consideradas da moda.

Trajes femininos e masculinos:

Roupas dos anos 80

COMO SE VESTIR PARA UMA FESTA DOS ANOS 80



80s style by CarlDavis 400x600 Como se vestir para uma festa dos anos 80


Os anos 80 começam mesmo por volta de 1978, em pleno auge da música “disco” inspirados no filme “Embalos de sábado à noite” (1977). Reflorescem o glamour da noite e o charme do excesso e do brilho, deixando para trás o estilo hippie dos anos 70. Lady Di se tornaria uma das mulheres mais famosas e adoradas do mundo. Foi também época de Guerra Fria e de muitos conflitos; na América Latina foi considerada a década perdida.
Os anos 80 são conhecidos também como a década da música eletrônica. Nesta época, o New Wave e o Synthpop se tornam os gêneros musicais mais vendáveis e populares, assim como toda a estrutura da Dance Music. Surge a MTV e o hip hop; advento da música eletrônica nas pistas de dança e as primeiras raves. Foi nos anos 80 que surgiu a vertente da música que mais originou variantes, a House music. O Hard rock também recebe novas influências, com batidas mais fortes e sons de guitarras mais pesados, o que trouxe ao público um dos gêneros musicais mais populares da década: o heavy metal, entre outros.
halloween costume 80s fashi Como se vestir para uma festa dos anos 80
Fantasias dos anos 80
No Brasil foi lançado o primeiro Rock in Rio (1985). É inaugurado o Sambódromo na cidade do Rio de Janeiro em 1984. Consolidavam-se o estilo musical da MPB, ou música popular brasileira (surgido na segunda metade da década de 1960), e as bandas de música pop e de rock and roll, como Legião Urbana, Ultraje a rigor, Engenheiros do Hawaii, Titãs, RPM, Claudio Zoli (com a banda Brylho e Solo).
Destacam-se Michael Jackson, com o álbum Thriller, o mais vendido da história, e que também inventou o videoclipe moderno; a contraparte feminina, Cher, Madonna, Debbie Gibson e Cyndi Lauper, um dos principais ícones fashion de todos os tempos; Tina Turner voltou ao mundo da música lançando um novo álbum, Private Dancer, mega sucesso, além de apresentações eletrizantes ao redor do mundo. Outros cantores que se destacam nessa década são Kylie Minogue, Janet Jackson, George Michael, Boy George, Lionel Richie, David Bowie, Whitney Houston, Paula Abdul, Prince, Billy Idol, Bruce Springsteen, Laura Branigan, Roxette entre outros.












A moda dos anos 80



anos_80_madonna_jane_022
Eu já tinha feito um post sobre a tendência xadrez (aqui), lembram?!? E vendo os últimos desfiles de Londres, Paris e Nova York foi impossível não perceber o quanto os ANOS 80 estão presentes no styling das coleções e makes das modelos.
A música e a moda sempre caminharam juntas, mas na minha opinião, não houve uma década onde essa sintonia tenha sido tão perfeita. Do que eu me lembro?!? Pra começar, as bandas inglesas – o new wave, os góticos e o punk bombavam. A MTV começava dar os seus primeiros passos com videoclipes de Duran DuranCulture Club e Madonna.
Procurando imagens dessa época tão irreverente e colorida me veio à cabeça as calças baggys, leggings,  gola canoa, ombros marcados, cores ácidas, metalizados, muito xadrez e estampas de oncinhas, mangas bufantes e saias balonês. E a manga morcego, hein?
E as referências disso estão no site style.com: matérias sobre Boy George e outras influências do anos anos 80 nos atuais desfiles.
  • Quem mais senão Marc Jacobs mergulhou nessa onda retrô dos anos 80…
marc_jacobs_80
1
  • Sonia Rykiel e uma releitura para o look de Boy George
sonia_rykiel_anos_80
1
  • A marca inglesa TopShop resgatando o clima dos anos 80 com looks coloridos
    e cabelos com inspirações em Boy George
top_shop_02
1
  • Cabelos e looks das modelos do desfile de Marc Jacobs: punk, new wave e make
    com referências ao álbum Rio, de Duran Duran. Mais fotos dos looks no style.com.
    Ainda abaixo, gel New Wave da Wella, sucesso na época e capa do DVD com clipes
    do CD Rio, de Duran Duran (1982).
marc_make_80s
gel_new_waveduran_duran
1
  • Duran Duran: androginia bombando nos looks que misturavam o masculino com o feminino. Cabelos, maquiagem e roupas extravagantes.
anos_80_duran_duran1
1
  • A banda inglesa Bananarama Cyndi Lauper
cyndi_bananarama
1
  • O camaleão Boy George, ícone absoluto de beleza: maquiagens com inspirações
    no teatro Kabuki japonês.
boy_george_80
boy_george_041
1
  • Madonna: faixas de tule na cabeça, leggings, crucifixos, pérolas, unhas amarelas, pencas de pulseiras e um cinto com a inscrição Boy Toy!
madonna_80a
madonna_anos_80_3
madonna_80_2
1
  • Pra conferir os looks nos filmes ambientados nos adoráveis anos 80:
afinado-no-amor-poster03t7Afinado no Amor (The Wedding Singer), 1998.
Após sua noiva não aparecer em seu casamento, um cantor
que anima os casamentos alheios decide lutar pelo amor de uma garçonete.
Dirigido por Frank Coraci (O Rei da Água) e com Adam Sandler,
Drew Barrymore e Steve Buscemi no elenco.  A trilha sonora é maravilhosa!
1
procura-se-susan-desesperadamente-poster01t1Procura-se Susan Desesperadamente (Desperately Seeking Susan), 1985.
Após ler um anúncio de jornal sobre a busca por uma jovem desaparecida, uma mulher ricajornal, casada e entendiada decide se fazer passar por ela, sem saber que correrá perigo de vida. Dirigido por Susan Seidelman. Com Rosanna Arquette, Madonna, Aidan Quinn, Will Patton e John Turturro no elenco.
1
garota-de-rosa-shocking-poster03t1A garota de Rosa-Shocking (Pretty in Pink), 1986.
Uma garota pobre sonha em ter um vestido especial para o baile do colégio,
que faça com que ela conheça algum jovem bonito e milionário.
Com Molly Ringwald, James Spader e Andrew McCarthy.
Um verdadeiro clássico dos anos 80!